Como limpar um difusor de óleos essenciais – be.OIL

Como limpar um difusor de óleos essenciais

VAMOS APRENDER A LIMPAR UM DIFUSOR DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE FORMA EFICAZ E SEGURA? MANTER O DIFUSOR LIMPO É UMA DAS MELHORES MANEIRAS DE ESTENDER A VIDA ÚTIL DO APARELHO E TER CERTEZA DE QUE ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE.

Manter o difusor limpo é uma etapa crucial na criação de um estilo de vida mais saudável e garante que você não esteja espalhando mofo ou outras partículas prejudiciais no ar. É importante saber como limpar um difusor da maneira adequada para evitar danos no aparelho.

Limpar o difusor é rápido e não é algo que precisa ser feito todos os dias. Dependendo do tipo de difusor que você está usando, existe um truque para limpá-lo melhor e sem causar danos; vamos falar mais abaixo sobre os tipos de difusor que existem no mercado.

| ATENÇÃO | Antes de realizar qualquer limpeza ou manutenção no difusor, ele deve ser desligado e desconectado da tomada.

 

DIFUSOR NEBULIZADOR: Este tipo de difusor é seguro e não requer aquecimento ou água. Ele usa ar pressurizado para liberar os óleos essenciais no ar. São silenciosos e fáceis de usar; geralmente são feitos com uma base de madeira e um reservatório de vidro. 

  1. Remova o reservatório de vidro da base de madeira;
  2. Limpe cuidadosamente com uma toalha seca;
  3. Adicione algumas gotas de álcool no reservatório de vidro;
  4. Em seguida, gire o reservatório suavemente até que o interior do reservatório esteja revestido com o álcool;
  5. Enxágue com água e deixe secar ao ar.

Quer um difusor nebulizador? | VEJA AQUI |

DIFUSOR ULTRASSÔNICO: Este tipo de difusor usa água e sai do difusor como uma névoa. Ótima opção para adicionar umidade extra ao ambiente. Esses difusores diluem o óleo essencial, tornando-o seguro para difundir perto de crianças e animais de estimação. 

  1. Encha o difusor até a metade com água e adicione 1 col. sopa vinagre branco de álcool;
  2. Ligue o difusor e deixe-o funcionar por 15 minutos ou até que a mistura acabe;
  3. Esvazie o difusor completamente;
  4. Você pode usar um cotonete ou uma escova de dente macia com vinagre na ponta para limpar em torno das bordas e em todos os cantos apertados do difusor;
  5. Enxágue o difusor com água limpa e deixe-o secar.

Quer um difusor ultrassônico? | VEJA AQUI |

DIFUSOR ELÉTRICO (DE CALOR): Os difusores de calor usam bases de aquecimento para aquecer os óleos essenciais e fazê-los evaporar gradualmente. Possuem um recipiente para colocar os óleos essenciais e são colocados sobre uma "base" aquecida. Evito usar este tipo de difusor, porque quando os óleos essenciais são aquecidos, eles podem perder seus benefícios terapêuticos.

  1. Se houver, remova o reservatório que armazena os óleos essenciais da base de aquecimento;
  2. Limpe com uma mistura de água e vinagre para remover qualquer acúmulo;
  3. Deixe secar naturalmente.

Quer um difusor elétrico (de calor)? | VEJA AQUI |

POR QUE VOCÊ DEVEMOS LIMPAR O DIFUSOR?

A limpeza ajudará o difusor a durar mais tempo, evitando o acúmulo de mofo e resíduos. Como a maioria dos difusores requer água, é fácil acumular mofo em seu interior. Geralmente, após o ciclo completo do difusor, sempre acaba restando um pouco de água no fundo do difusor. Porém, se ficar lá por muito tempo, pode se tornar turvo, mofado e bolorento. 

Alguns óleos essenciais como o CRAVO, WILD ORANGE (laranja selvagem), LIMÃO e LAVANDA são usados ​​para purificar e limpar o ar do ambiente. Pode até parecer bobagem limpar o difusor depois de difundir óleos como esses, afinal eles não mantêm o ar limpo? Sim, eles são... mas nem todos os óleos são assim!. Alguns óleos essenciais são muito espessos, como o CEDARWOOD e o VETIVER, os quais podem deixar resíduos pegajosos e acúmulo de óleo.

Remover a água e limpar regularmente o difusor garantirá que, da próxima vez que o aparelho for ligado, você receba todos os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais. 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO LIMPAR O DIFUSOR?

Se você usa o difusor de óleo essencial diariamente, deve limpá-lo uma vez por semana. Após cada uso, retire da tomada, enxágue com água limpa e deixe secar naturalmente. Realize uma limpeza mais completa semanalmente ou conforme necessário. 

COMO REALIZAR UMA LIMPEZA PROFUNDA NO DIFUSOR?

Com apenas 3 ingredientes, VINAGRE + ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO + COTONETE... eles realmente limpam o difusor.

  1. Retire o difusor da tomada e descarte a água restante;
  2. Encha o difusor até a linha limite com a mistura 1/2 água + 1/2 vinagre branco de álcool; 
  3. Adicione de 4-6 gotas de óleo essencial de Limão;
  4. Execute o ciclo completo do difusor (se não gosta do cheiro de vinagre, coloque o difusor em um local fechado ou distante);
  5. Quando o ciclo finalizar, pegue um cotonete, mergulhe a ponta em vinagre branco de álcool e limpe ao redor das bordas e pequenas áreas do difusor;
  6. Deixe secar completamente.

E COMO LIMPAR O DIFUSOR SEM VINAGRE?

Não suporta o cheiro de vinagre? Tudo bem... vamos usar álcool isopropílico para limpar o difusor. Simplesmente mergulhe um cotonete em álcool isopropílico e limpe suavemente ao redor das bordas internas do difusor, evitando a placa ultrassônica ou o elemento de aquecimento. Em seguida, molhe um pano macio com água, adicione algumas gotas de limão no pano e limpe o interior do difusor, enxágue e deixe secar naturalmente.

CONCLUSÃO 

  • É importante limpar o difusor para garantir que você esteja recebendo todos os benefícios dos óleos essenciais e para estender a vida útil do aparelho;
  • Você deve limpar o difusor após cada uso e fazer uma limpeza profunda 1x na semana;
  • A melhor maneira de limpar o difusor é com vinagre + água + óleo essencial de limão + cotonete/escovinha;
  • Verifique o tipo de difusor que será higienizado e utilize o melhor método para limpá-lo.

Compartilhe a be.OIL

Compartilhe a be.OIL