Quais frascos são seguros para usar com óleos essenciais? – be.OIL

Quais frascos são seguros para usar com óleos essenciais?

Quando se trata da potência dos óleos essenciais, é muito comum recebermos perguntas sobre quais frascos ou recipientes podem ser usados no preparo de diluições e misturas na aromaterapia. Embora seja verdade que o óleo dissolva alguns plásticos, existem outras opções de frascos que são completamente seguras. E quais são esses materiais?

Existem vários tipos de recipientes que são seguros... entre eles o vidro, o aço e um plástico de alta qualidade chamado HDPE ou polietileno de alta densidade. Saiba mais sobre cada um deles:


| VIDRO | Para qualquer preparo na aromaterapia, é recomendado o uso de frascos de vidro para armazenar sais de banho, esfoliantes, loções, shampoos, cremes, balms, seruns etc. Isso ocorre porque o vidro é impermeável aos óleos essenciais e é o recipiente perfeito para manter os produtos sempre frescos. O vidro também é muito fácil de limpar após o uso de óleos no recipiente, você só precisa usar água e sabão para remover os resíduos. Podem ser usados os de cor âmbar ou coloridos, que protegem os óleos dos raios solares, mas os transparentes e incolores também são ótimos, e devem ficar mais protegidos com o uso de etiquetas e protetores.

| AÇO | Existem frascos roll-ons que possuem as esferas de aço, vidro ou plástico.. NUNCA USE OS DE PLÁSTICO, NUNCA!. As esferas de aço ou vidro são excelentes e permitem um melhor controle da aplicação dos óleos. Isso porque o aço é impermeável aos óleos e super fácil de limpar. Garrafas de água de aço inox são uma excelente opção se você gostar de ingerir óleos essenciais com água, ou fazer aquele spray de cabelo ou corpo, sem se preocupar em deixar cair e quebrar, como acontece com a garrafa de vidro.

| HDPE | Os únicos plásticos recomendados e atualmente utilizados com óleos essenciais em cápsulas, difusores, orifícios etc. são feitos de HDPE, também conhecido como número de plástico 2. Esse plástico de alta qualidade possui ligações mais fortes e comprimentos de cadeia mais longos que não são quebrados por óleos essenciais. Os plásticos HDPE não serão afetados por óleos essenciais.

Sobre a diluição de óleos essenciais
A proporção de diluição é muito importante quando se trata de óleos essenciais. É improvável que os óleos essenciais diluídos em blends ou misturas tenham uma concentração alta o suficiente para interagir com os materiais acima descritos. No entanto, é melhor estar seguro e usar vidro em alguns preparos específicos, especialmente para misturas de produto de limpeza ou de cuidados pessoais por algumas semanas ou mais.

Mas como saber se realmente é seguro?
Não sabe ao certo se sua garrafa de água plástica é segura ou não? Os plásticos têm um código de identificação de resina que podem nos ajudar a saber o tipo de plástico utilizado no recipiente. Na verdade, você provavelmente já viu isso muitas vezes - é o número cercado por flechas. Atualmente, existem sete tipos de plásticos designados. Este sistema foi criado em 1988, quando mais e mais pessoas começaram a participar da reciclagem.

Outros recipientes
E sobre o alumínio? Não há problemas no uso de óleos essenciais em recipientes de alumínio, como garrafas de água. Mas sugerimos adicionar uma gota de óleo na parte externa da embalagem para verificar se não há alterações no alumínio ao longo de alguns minutos após a aplicação do óleo.

Outro tipo comum de plástico, o PET (plástico número 1) também é resistente a óleos essenciais e pode ser usado com segurança. Mas e os outros tipos de plástico? Alguns definitivamente não são uma boa ideia. Muitos óleos essenciais possuem compostos que dissolvem alguns plásticos. Por exemplo, o poliestireno (plástico número 6) é facilmente dissolvido pelo d-limoneno no óleo de limão. Porém, outros recipientes de plástico podem funcionar se não forem reutilizados e se apenas uma pequena quantidade de óleo for adicionada a uma alta taxa de diluição. Se você não tiver certeza se um plástico é resistente, faça o mesmo teste que você faria com o alumínio. Adicione uma gota de óleo na parte externa do recipiente e verifique se não há alterações no plástico após alguns minutos.

FONTE: site doTERRA USA

https://www.doterra.com/US/en/blog/healthy-living-safe-containers-to-use-with-oils

Compartilhe a be.OIL

Compartilhe a be.OIL