SOBRE A DILUIÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
A DILUIÇÃO É A CHAVE!
A maioria dos óleos essenciais precisa ser diluída antes de ser aplicada na pele. Isso porque os óleos essenciais são substâncias extremamente complexas, carregadas de princípios ativos, sendo necessário que seja feita uma diluição para usarmos eles na nossa pele (uso tópico). Nosso corpo não consegue absorver todos os benefícios da aromaterapia através de uma grande quantidade de óleo essencial, e acabaríamos desperdiçando essa matéria-prima tão preciosa.
Outro motivo é a possibilidade de irritação e alergias provocadas pelos óleos essenciais, o que se torna um risco grande quando não se respeitam as diluições seguras.
O desafio então é fazer um preparado que tenha uma quantia de óleo essencial suficiente para que seja eficiente e ao mesmo tempo seguro, que evite reações alérgicas e quaisquer outras sensibilidades.
OEs são extremamente puros e formado por moléculas com princípios ativos que atuam muito fortemente no nosso corpo. Não menospreze seu poder!
Provavelmente você verá receitas na internet que indicam quantidades maiores de óleos essenciais, então siga a sua consciência de escolha. Maiores quantidades nem sempre levam a melhores resultados, até porque nosso corpo possui limites em relação à possibilidade de assimilação dos componentes.
As tabelas abaixo podem servir como referência rápida e fácil para que você saiba como e onde aplicar os óleos essenciais de forma segura e eficaz!