Sobre Óleos ESSENCIAIS – be.OIL

Sobre Óleos ESSENCIAIS

Tudo pronto para começar? Talvez você já tenha alguns frascos de óleos essenciais, ou pelo menos já teve vontade de abrir e sentir o aroma que vem de dentro dos pequenos frascos de vidro escuros, cada vez mais fáceis de serem encontrados por aí. Então, vamos aprender O QUE SÃOCOMO USAR os óleos essenciais TODOS OS DIAS, com segurança e eficácia.

AFINAL, O QUE É ÓLEO ESSENCIAL?

São substâncias naturais responsáveis pelos odores aromáticos das plantas, extraídas diretamente de sua raiz, de seu caule, de sua semente, de sua folha, de sua flor ou de seu fruto. Possuem propriedades e ações terapêuticas, além de propriedades farmacológicas e seu aroma é característico de acordo com a planta de onde foi extraído. Os Óleos Essenciais atuam no corpo restaurando as energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e alma, promovendo embelezamento da pele, relaxamento para a mente e cura da alma.

Os óleos essenciais são totalmente diferentes das essências, que são aromas sintéticos desenvolvidos em laboratórios, mais baratas e agem apenas em nossa memória olfativa, já que não possuem ação terapêutica.

ANTES DE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS...

Observe 4 itens antes de comprar a fim de garantir a qualidade do óleo essencial: PROCEDÊNCIA (de onde ele veio?), MÉTODO DE EXTRAÇÃO (como ele foi extraído da natureza?), CONTROLE DE QUALIDADE (é 100% puro?), EMBALAGEM+ESTOCAGEM (como foi embalado e armazenado para distribuição?)

É importante saber a ORIGEM DO ÓLEO ESSENCIAL. Com a popularização da aromaterapia, os locais de cultivo se ampliaram pelo mundo, o que tem facilitado a obtenção dos óleos essenciais, antes provenientes somente de uma única região..

Para ter certeza de que o produto é puro, na sua composição só pode aparecer 1 única substância!!! Se, na composição, estiver escrito óleo mineral, propileno glicol, álcool, etc... DESCONFIE!

FORMAS DE USAR TODOS OS DIAS

Se você for como eu, já deve ter acumulado diversos frascos de óleos essenciais - mas não tem idéia de como usar a maioria deles, ou mal deve usá-los para eventualmente aliviar uma dor de cabeça ou desejar aumentar a sua energia durante o dia.

Mas quais são as melhores maneiras de usar os óleos essenciais na sua rotina diária? Se você quer combater a fadiga, reduzir a tensão ou melhorar o foco, veja abaixo algumas formas de aproveitar ao máximo esses óleos poderosos.

1. No Aparelho Difusor ou Acessórios Difusores

A difusão de óleos essenciais pela manhã é uma ótima maneira de começar bem o dia. Ao longo do dia, experimente óleos estimulantes para o trabalho ou na hora dos estudos ou óleos edificantes se precisar de mais energia. Experimente óleos relaxantes na hora de dormir.

Você mesmo pode preparar um difusor de varetasou usar um difusor elétrico, para difundir os óleos em uma área maior. Além de diversas outras formas de difundir, como o uso de colares e acessórios pessoais.

2. Inspire

Limpe sua mente e inspire diretamente de um frasco de óleos essenciais ou pingue uma gota de óleo entre as palmas das mãos e inspire profundamente o aroma. Faça conforme necessário ao longo do dia. Ou aplique algumas gotas em um lenço, cachecol e tenha sempre junto de você... ou use um inalador pessoal portátil ou um colar/pulseira de pedras difusoras para inalar quando quiser!

3. Massagem

Traga alguns óleos essenciais para sua próxima massagem ou faça uma massagem em casa para aliviar a tensão e melhorar a circulação (e até mesmo reduzir a celulite!). Faça seu próprio óleo de massagem, misturando de 15-20 gotas de óleo essencial em 1/2 xícara de óleo vegetal ou creme/base neutra (VEJA AQUI NOSSAS OPÇÕES!). Comece massageando os pés e, em seguida, trabalhe em outras áreas do corpo, se desejar.

4. Banhos

Basta adicionar de 2-5 gotas de óleo essencial com sais rosa ou sal de epsom ou sal amargo (é o sulfato de magnésio, mineral que possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes, podendo ser usado para tomar um banho relaxante ou ajudar a aliviar dores musculares ou nas articulações). E não precisa necessariamente ser um banho de banheira!!! Faça um escalda pés e você não irá se arrepender...

Experimente uma dessas misturas de sais de banho com óleos essenciais e relaxe!!EVITE usar Canela, Cássia, Orégano, Wintergreen e Lemongrass em banhos, pois eles podem irritar a pele sensível.

5. Topicamente

Os locais mais comuns para aplicar óleos essenciais são a planta dos pés, no tórax, nas têmporas, nuca, coluna e pulso. Além dessas áreas mais comuns, você pode passar em diferentes lugares do corpo que se alinham com doenças, dores e sofrimentos específicos. Basta combinar algumas gotas de óleo essencial com qualquer óleo vegetal/carreador ou base neutra.

Nem todos os óleos essenciais são seguros para aplicação tópica. Antes de aplicar qualquer óleo na pele, verifique com o fabricante se é seguro usar - leia antes a orientações, se informe no site, pergunte para um aromaterapeuta.

NUNCA use óleos essenciais no canal auditivo (dentro do ouvido), no nariz ou perto dos olhos! NUNCA!

Embora a pesquisa científica sobre óleos essenciais cresça a cada dia, os estudos ainda são muito limitados. No entanto, existem várias maneiras de os óleos essenciais serem usados ​​tradicionalmente. A seguir, listei alguns dos usos tradicionais comuns de vários óleos essenciais, bem como algumas idéias de onde aplicá-los no corpo.

DICAS IMPORTANTES

  • Se sua pele é sensível e se irrita facilmente, você deve fazer um teste antes de usar e de preferência, SEMPRE DILUIR os óleos essenciais antes de usar | saiba como diluir os óleos essenciais, CLIQUE AQUI;
  • Os óleos cítricos podem causar sérios danos as peles e aumentar a sensibilidade da pele quando expostas ao sol - portanto, EVITE o sol por 12 horas após a aplicação na pele.
  • Mantenha os óleos essenciais sempre armazenados LONGE da luz solar e da umidade, assim eles irão durar mais e mão perderão a sua eficácia.
  • Os óleos essenciais são EXTREMAMENTE CONCENTRADOS e podem remover esmalte, gordura e até derreter o plástico.
  • Os óleos essenciais e vegetais PODEM MANCHAR roupas, toalhas e móveis, portanto, tome cuidado!
  • EVITE usar utensílios ou recipientes de metal ou plástico para fazer suas misturas ou aplicar óleos essenciais.

O conteúdo deste artigo não substitui as orientações médicas ou de um especialista. Certifique-se sempre de falar com um aromaterapeuta sobre o uso de óleos essenciais para tratar problemas de saúde e garantir o uso seguro e eficaz.

| FONTES |

  • livro "Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais", Fernando Amaral

    Compartilhe a be.OIL

    Compartilhe a be.OIL