Sobre Óleos VEGETAIS – be.OIL

INFORME O CÓDIGO "FRETEZERO" ACIMA DE R$199

Sobre Óleos VEGETAIS

Os óleos VEGETAIS, também conhecidos como óleos CARREADORES, são gorduras vegetais extraídas das plantas. Eles apresentam um alto poder de hidratação e nutrição para a pele, e podem ser utilizados puros ou como veículo de diluição dos óleos essenciais.

Tanto os óleos vegetais quanto os essenciais são produzidos por plantas e não se misturam em água. Apesar dessa semelhança, existem muitas diferenças naturais entre ambos.

Segundo Fernando Amaral, CEO da WNF e autor do livro "Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais", é importante termos em mente que os óleos vegetais não são a mesma coisa que os óleos essenciais!:

“Os óleos vegetais possuem papel importante como agente de conservação e germinação da planta, daí sua presença maior em sementes e castanhas, enquanto o óleo essencial faz parte de atividades metabólicas, como a proteção contra doenças, a conservação de folhas, raízes, frutos e reprodução, ou seja, a maioria de suas funções nas plantas está mais associada à formação das flores e proteção dos frutos, como é o caso das frutas cítricas, que desenvolvem bastante óleo essencial na casca. Há, também, plantas que podem conter tanto o óleo vegetal quanto o essencial, e ambos podem ser integrados um ao outro, como no caso da copaíba, em que seu óleo é uma mistura natural de óleo vegetal e óleo essencial, sendo extraído dessa forma diretamente da árvore” (Amaral, Fernando. 2016. Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: terapias de saúde e beleza).

Os óleos vegetais são considerados óleos fixos e possuem uma estrutura molecular completamente diferente dos óleos essenciais, que são voláteis. Podemos observar isso com a seguinte experiência: se colocarmos uma gota de óleo essencial em um guardanapo e em outro colocarmos uma gota de óleo vegetal, depois de algum tempo o óleo essencial terá volatizado e o guardanapo estará limpo. Já o óleo vegetal permanecerá no guardanapo, na famosa mancha de óleo.

Outra dúvida bastante comum é a diferença entre ÓLEO VEGETAL X ÓLEO MINERAL: enquanto os primeiros são totalmente naturais e como já sabemos, extraídos de espécies vegetais. O óleo mineral, por sua vez, é um subproduto do processo de destilação do petróleo. Os óleos minerais fecham os poros e evitam a penetração da água e são impermeabilizantes, ou seja, criam uma camada que impede a pele de respirar e também não permite que ela absorva nada (inclusive os óleos essenciais). Já os óleos vegetais têm afinidade com os lipídios produzidos pela pele, por isso são totalmente absorvido.

| IMPORTANTE | Para ter certeza de que o produto é puro, na sua composição só pode aparecer 1 única substância!!! Se, na composição, estiver escrito óleo mineral, propileno glicol, álcool, etc... DESCONFIE!

    Na aromaterapia, os óleos vegetais são utilizados como CARREADORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS. Boa parte dos óleos essenciais, ao serem aplicados topicamente, podem promover ações danosas a pele tal como irritação, vermelhidão, coceira, surgimento de bolhas… Pensando nisso os óleos vegetais são uma ótima opção de base carreadora para o uso dos óleos essenciais, pois são totalmente miscíveis (se misturam) aos óleos essenciais.

    SABIA QUE... os óleos vegetais, diferentes dos essenciais, não evaporam, e tem como método de extração a prensagem a frio, que é o mesmo processo destinado a produção de óleos essenciais cítricos, por possuírem poucas substâncias voláteis em sua composição são praticamente inodoro; assim, os óleos vegetais 100% puros, não possuem perfume, somente um odor característico, que lembra óleo comum. Quando compramos óleos vegetais e o mesmo vem perfumado, não se trata de óleo 100% puro!

    CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS ÓLEOS VEGETAIS

    | ABACATE | Todos os tipos de pele em especial face e cabelo

    Rico em vitamina A, B1, B2 e C, ácido oleico, componentes essenciais para a manutenção da fisiologia da pele e cabelos. Indicado para massagens faciais, capilares, corporais e podal. Apresenta alta compatibilidade com a pele. Hidrata e recupera a manta hidrolipídica, doa brilho aos cabelos e recupera as cutículas. Óleo universal para todas as partes do corpo.

    | ARGAN | Face e cabelos ressecados, pontas duplas e frizz

    Rico em tocoferol, ácido fenólico, carotenos, ácidos oleico e linoleico, componentes essenciais para a manutenção da fisiologia da pele. Indicado para aplicação facial, capilar, hidratante, e recuperador para as unhas, mãos e pés.

    OV Açaí: Um óleo bem aceito para tratamentos faciais indicados para o uso como carreadores para tratamentos antioxidantes, rejuvenescedores, umectante, clareador e rugas.

    OV Amêndoa doce: Um óleo indicado para tratamento corporal, ótimo para peles irritadas e secas, rico em vitamina A, B1, B2, B6 e E. Bem indicado para uso em crianças e bebês. E em mães para prevenir estrias.

    OV Avelã: Muito apreciado para problemas estomacais, infertilidade e nervos. É um óleo levemente adstringente, indicado para peles oleosas ou danificadas. Possui boa penetração cutânea, sendo excelente para massagens faciais ou corporais.

    OV Andiroba: As substâncias contidas neste óleo são altamente antiinflamatórias. Recomendado para peles com problemas, tais como eczemas, ressecadas, rachadas. Como propriedades terapêuticas é ainda emoliente, antiséptico, cicatrizante e regenerador do tecido cutâneo. 

    OV Apricot: É um excelente hidratante, particularmente eficaz para peles desidratadas, delicadas, maduras e sensíveis. Suaviza peles secas e inflamadas e contém um alto teor de vitamina A e minerais. Ótimo para massagens faciais, remoção de maquiagem ou peles expostos ao sol e ao vento. Possui boa penetração.

    OV Argane, ótimo para tratamentos capilares e faciais, utilizado como regenerador cutâneo, emoliente, fungicida, antisséptico, antioxidante, fortalecedor de unhas e cabelos, aumenta elasticidade e oxigenação cutânea.

    OV Calêndula: Ótimo para tratamentos de queimaduras, inflamações, por estimular a formação de tecidos é excelente para promover cicatrização e regeneração a pele. Também muito indicado para uso em bebês e para prevenção de escaras.

    OV Cenoura: É emoliente e calmante tópico, sua absorção cutânea é rápida e completa. Reduz as rugas prematuras, eczemas e psoríases. Utilizado como creme, loção ou com o óleo essencial de Amêndoa Doce, restaura a elasticidade e tonifica a pele (fonte: bySamia)

    OV Castanha do Pará: Servem muito bem para tratamentos corporais promovendo maciez e suavidade a pele, tratamento de secura vaginal evitando o ressecamento, também é um excelente nutritivo capilar.

    OV Copaíba:  Antisséptico em feridas, eczemas, na psoríase e urticária, cicatrizante de pequenas irritações do couro cabeludo. Auxiliar no tratamento da caspa e acne e ajuda nas afecções da pele como: úlceras crônicas, feridas, urticária e dermatoses. CURIOSIDADE!!! O óleo de copaíba era bastante utilizado entre os índios brasileiros quando os portugueses chegaram ao Brasil. Tudo indica que o uso deste óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. Os índios o utilizavam principalmente como cicatrizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-setes-dias. Os guerreiros quando voltavam de suas lutas untavam o corpo com o óleo de copaíba e se deitavam sobre esteiras suspensas e aquecidas para curar eventuais ferimentos.

    OV Rosa Mosqueta: Indicado para tratamento de Queimaduras e assaduras; Cicatrizações de feridas; Tratamento de cicatrizes; Minimização de estrias e celulite; Psoríase e outras doenças de pele; Hidratação da pele; Rejuvenescimento da cútis; Suavização das rugas e linhas de expressão, entre outros tratamentos. Não é indicado para peles com acnes, cravos e espinhas.

    OV Girassol: Muito rico em vitamina E, que é um ótimo oxidante, auxilia na produção de hormônios importantes para  bom funcionamento do organismo, combate problemas degenerativos, melhora a saúde cardiovascular e promove o controle do colesterol.

    OV Gergelim: É um óleo MUITO LEVE. Absorve cerca de 39% da radiação solar. Contém 32% de proteína natural. Muito usado popularmente em casos de artrites. Excelente para TODOS OS TIPOS DE PELE, especialmente com problemas de eczema, psoríases e envelhecimento prematuro. Ótimo para massagens faciais. É lubrificante, emoliente, antiinflamatório e restaurador da camada lipídica.

    OV Germe de Trigo: É um óleo LEVE e ANTIOXIDANTE. Rico em vitamina A, D e E, ácido linolêico e fosfolipídeos. A vitamina E evita a perda da vitamina A no organismo, retardando o envelhecimento da pele e devolvendo a vitalidade. Nutre e hidrata peles secas e rachadas, sendo excelente também para pele com problemas de eczema e psoríase. TODOS OS TIPOS DE PELE SE BENEFICIAM DAS PROPRIEDADES DO ÓLEO DE GERME DE TRIGO, principalmente peles maduras. Ótimo como óleo de massagem para o corpo e para acelerar cicatrização de feridas e queimaduras. Ajuda a curar e prevenir escaras e rachaduras, sendo ótimo para prevenção de estrias.

    OV Semente de Uva: É um óleo LEVE, de ABSORÇÃO RÁPIDA. Excelente para a pele facial e corporal. Benéfico para TODOS OS TIPOS DE PELE. É adstringente leve e ajuda a tonificar a pele. É um óleo que não agrava peles acnéicas. Excelente óleo para massagens.

    OV Jojoba: PENETRA RAPIDAMENTE na pele. Suavizante e hidratante para PELES SECAS e MADURAS. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, muito rico em vitamina E, auxilia no controle do acúmulo de sebo da acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. É eficaz no tratamento da caspa, deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios. possui MÉDIA OLEOSIDADE, particularmente indicado para peles secas.

    OV Semente de Urucum: É um coadjuvante dos filtros solares devido a presença de carotenóides e de alta absorção da pele.

     

    | FONTES |

    • site by Samia - www.bysamia.com.br
    • site GranOils - www.granoils.com.br
    • site Use Orgânico - www.useorganico.com.br
    • WNF
    • livro "Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais", autor Fernando Amaral

    Compartilhe a be.OIL

    Compartilhe a be.OIL