Sobre TAMANHOS e TIPOS de tampas...
Existem no mercado diversos TIPOS e TAMANHOS de tampas e frascos, e geralmente as dúvidas surgem quando queremos reaproveitar um frasco ou uma tampa, mas não conhecemos alguns detalhes importantes que fazem toda a diferença na hora de escolher o acessório certo.
QUAL TAMANHO DEVO USAR?
Não existe tamanho certo ou errado, tudo vai depender da quantidade e do tipo de ingredientes que serão usados nas preparações. Cada frasco tem uma medida (capacidade, quanto cabe dentro dele) e para cada frasco existe a tampa desejada!. Pode parecer bobo, mas são detalhes super importantes e que devem ser observados durante a compra do seu acessório. Antes de comprar verifique:
- tamanho do frasco ou recipiente - qual a capacidade, quantos mL "cabe" dentro dele?
- tipo do frasco ou recipiente - para o que será usado? quais ingredientes serão utilizados? Posso usar o material PET ou tem que ser somente vidro? Pode ser transparente ou deve ser escuro?
- tamanho da rosca ou "boca" do frasco ou recipiente - ela é do tamanho da tampa a ser utilizada? SEMPRE PERGUNTE!
- tipo da tampa - ela se encaixa no frasco ou recipiente? É de qual tamanho?
- 1,6 cm = R16
- 1,8 cm = R18
- 2,0 cm = R20
- 2,4 cm = R24
- 2,8 cm = R28
- 3,2 cm = R32
QUAL TIPO DE EMBALAGEM USAR?
Existem vários tipos de recipientes que podem ser usados com segurança na aromaterapia. Estes incluem vidro, aço e um plástico de alta qualidade chamado HDPE* ou Polietileno de Alta Densidade.
Outro tipo comum de plástico, o PET (plástico número 1) também é resistente a óleos essenciais e pode ser usado com segurança.
Muitos óleos essenciais têm compostos neles que dissolvem alguns plásticos. Por exemplo, o poliestireno (plástico número 6) é facilmente dissolvido pelo d-limoneno no óleo de limão. O óleo de limão rompe as fibras, fazendo com que as correntes de poliestireno se separem umas das outras. Mas, outros recipientes de plástico podem funcionar se não forem reutilizados e se apenas uma pequena quantidade de óleo for adicionada a uma alta taxa de diluição.
👉 FAÇA UM TESTE! Adicione uma gota do óleo ao exterior do recipiente e certifique-se de que não há alterações no plástico após alguns minutos.
| Sobre o plástico *HDPE | Plásticos que são usados especificamente com óleos essenciais em tampas, difusores, orifícios, etc. são feitos de HDPE, também conhecido como plástico número 2. Este plástico de alta qualidade tem ligações mais fortes e longos comprimentos de corrente que não são quebradas por óleos essenciais. Plásticos HDPE não serão afetados por óleos essenciais.